sábado, 23 de outubro de 2010




Somos assim? Somos humanos. A óbvia constatação salva-nos de questionamentos e inquietações e embora pareça uma visão simplista, é o que, pelo menos, eu posso oferecer ao mundo nesse momento.
Hoje estou baianamente nublado, a despeito do sol a pino e do céu de brigadeiro faltam a mim certos argumentos para postar. Por "baianamente nublado", entenda-se aqueles dias em que você: acredita que o mundo é bom, que a tolerância é necessária, que o ILÊ sobe a ladeira do Curuzu, embora questionamentos e dúvidas tenham o poder maior de te fazer parar... sim, estou assim hoje e blá, blá blá... Queria ter muita coisa para dizer mas... sou humano.
Bom, na última postagem prometi que falaria das minhas Ecobags enfeitadas com Abaiomys. Então vamos lá.


As ecobags (não gosto muito deste nome), na verdade, minhas Levam Tudo (acho esse nome mais apropriado) são resultado de um trabalho que, a princípio,  não deu certo. Calma! Eu explico. Faz um tempo, um francês tipicamente truqueiro (gente que faz truque, e nem sempre para o bem do outro), apareceu na minha frente com a encomenda de umas embalagens para transportar vinhos, pois este era o material de trabalho dele. Saí todo feliz com a possibilidade de uma grande encomenda e fui à cata de material e de orçamentos. Fechamos uma encomenda de umas duzentas embalagens, mas antes ele queria seis ou oito sacolas, pois ia a Recife apresentar o produto dele para comerciantes locais e depois faríamos as tais sacolinhas. O cara me deu umas quatro garrafas de vinho (devida e deliciosamente degustadas na ocasião propícia, e creiam que tinha um porquê). Pois bem, levou as seis ou oito sacolinhas para Recife, e "no truque" nunca mais apareceu... Escafedeu-se, e eu fiquei com o material encalhado e um grande sentimento de frustração.
Em uma outra ocasião, uma deliciosa amimã (resultado da hibridez da amiga/irmã), apareceu na minha casa com uma bonequinha comprada em São Paulo: uma abaiomy. A abaiomy, segundo pesquisei representa um espírito protetor e em iorubá significa "o presente que eu trouxe para você"; e é uma bonequinha feita com malha e nós de amarração.As vestimentas e o torço que enfeitam a boneca são feitas com sobras de malhas que eu tinha em casa sem nenhuma razão aparente, pelo menos naquele momento.
Como bom baiano, brasileiro, devoto e superticioso, acho linda essa idéia de algo que nos proteja nestes dias de cão em que vivemos, e daí, ao saber das abaiomys, não deu outra: sai fazendo abaiomys às pencas e quando vi tinha em minha casa um exército de bonequinhas.
Resumindo: a bonequinha de malha feita com nós de amarração enfeita as minhas Levam Tudo, que são resultado do material que comprei e que ficou encalhado por conta do francês truqueiro.
Assim é a vida! Em determinadas horas acontecem coisas e ficamos cheios de porquês... e nos angustiamos até não mais podermos: comemos, bebemos, fumamos e somos uma mina de ansiedade. Em uma hora as coisas se arrumam e a gente se aquieta. O negócio é saber esperar a sua vez na fila. Um belo dia, acordei inspirado e vi que tinha naílon setenta (o material comprado para fazer a sacola do francês), tecidos comprados num momento de completa insanidade e surto e muitas abaiomys feitas e guardadas numa caixa. Deu nas Levam Tudo, e isso me fez filosofar...
Vou postar outras fotos de minhas Levam Tudo para vocês e espero que gostem e vou arrumar as minhas coisas, pois hoje tem feira de artesanato do Instituto Mauá no Jardim Armação (Pituba) e começa às 16:00 h.
Beijocas.


Um comentário: