terça-feira, 26 de outubro de 2010

Criatividade: Lavousier era fashion?



Antoine Lavousier, aquele considerado o pai da química moderna, andava na moda? Era bonitinho? Para os padrões atuais não, mas para a França do século XVIII sim. Lavousier era sabido, isso sim. Antecipou a regra geral da moda atual: criatividade.


Para os estudiosos criatividade é:
1.   “é o processo de mudança, de desenvolvimento, de evolução na organização da vida subjetiva". ... Ghiselin (1952)
2. Capacidade criadora; aptidão para formular idéias criadoras; originalidade; engenho.
3. Processo intelectual cujo resultado é a projeção de idéias novas.
O brasileiro é criativo. O alemão, o japonês, o africano, o francês... Sabe aquela idéia de que se você tem um limão você tem de fazer uma limonada? Criatividade é você ter um limão e fazer um banquete. As crianças, elas sim, são criativas. Inventam brinquedos, brincadeiras... e outras coisas mais.


Para Lavoisier e sua Lei da Quimica, “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” Logo, tudo que existe, vem de algo que já existia, em outra forma, outra maneira, de forma criativa.
Fazendo pesquisas no mundo da moda, você se depara com milhões de informações, espanta-se com a capacidade criadora de estilistas, designers.  Na vida rotineira, as pessoas são inventivas e adaptam à sua realidade o mundo que as cerca. Essa é a organização da vida subjetiva de que falava o estudioso acima.
O processo criativo transforma a moda em show. Amo os trabalhos de Ronaldo Fraga, Isabela Capeto, Alexander McQueen, Jum Nakao, Kenzo... mas também das bordadeiras de Minas, Bahia, Pernambuco. Os sapateiros, oleiros, costureiras. A criatividade dos anônimos.
Adaptei as bolsinhas em forma de saquinhos pesquisadas na internet à minha realidade. Nelas está a minha carga criativa, está o meu olhar sobre o que vi nos sites, no Google. Olha elas ai:

Saquinhos Dupla Face

Saquinho Dupla Face (aberto e fechado)

As bolsas para lap top, carteiras, porta moedas e portas celulares, seguem o mesmo raciocínio. O que fazer com tanto resto de tecido? Transformá-los de forma criativa:

Sacolas para lap top


Sacola para lap top (detalhes do forro interno)


Portas celulares, organizadores e portas moedas

Conclusão: as afirmações de Lavousier estavam corretas: “ (...) no mundo nunca se cria nem se elimina (...)  apenas é possível transformar uma forma em outra. Portanto, não se pode criar algo do nada".
Sabido e na moda esse Lavousier, não?

2 comentários:

  1. adorei este post.. criatividade é isso..
    parabens, Schettini, pelo belíssimo blog !

    ResponderExcluir
  2. Valeu Helen... a idéia é sempre que possível unir elementos díspares num só texto e perceber o quanto eles são complementares.
    Valeu pelo elogio e passe sempre que desejar.

    ResponderExcluir